A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO PARA O SERVIDOR PÚBLICO

 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO PARA O SERVIDOR PÚBLICO

 

 

 O que significa planejamento previdenciário?

O Planejamento previdenciário é um parecer que será realizado por um especialista em Direito Previdenciário que irá apontar inúmeras situações que lhe serão benéficas, tais como:

  • A melhor data para solicitar a aposentadoria;
  • Quais regras de transição lhe serão mais benéficas;
  • Se tem tempo de contribuição como celetista (CLT) e quais as pendências do segurado junto ao INSS e o que fazer para resolver a situação;
  • Possíveis alternativas de redução de tempo para aposentadoria, tais como: atividade especial, tempo de serviço militar, dentre outros;
  • Demonstração financeira entre as opções de aposentadoria, permitindo a melhor escolha de acordo com cada caso;
  • Quais as vantagens de averbar determinado tempo de contribuição anterior ao serviço público atual;
  • A possibilidade de reduzir/aumentar as contribuições no regime previdenciário complementar, caso optante;
  • Dentre outros casos

 

É através de um planejamento previdenciário que você poderá traçar o caminho mais vantajoso afim de que possa usufruir de um benefício a que tanto faz jus, afim de manter seu padrão vida e da família.

Não devemos esquecer que por conta de várias reformas da previdência muitos servidores públicos ficam sem saber dos seus direitos.

 

 

 

 

 

Existe vantagem para se fazer desde cedo esse planejamento previdenciário?

Sim. Uma das principais vantagens é desde já você saber a data e valor do benefício com a qual almeja se aposentar.

Muitas das vezes, a demora em se fazer esse planejamento deixa o servidor público sem muito poder de manobrar os requisitos necessários à aposentadoria.

Mesmo quando o servidor público estiver próximo de sua aposentadoria é necessário que o mesmo faça esse planejamento, haja vista, que muitas das vezes se torna necessário o reconhecimento de um ou vários vínculos empregatícios que farão diferença nos cálculos dos benefícios, dentre outros procedimentos.

Como a aposentadoria é um ato irrenunciável – uma vez concedida não volta atrás – se torna muito prudente a realização de um planejamento previdenciário.

Nosso sistema previdenciário e suas regras de pedidos de aposentadorias no Brasil são burocráticos e complexos, por isso é preciso estar organizado com o recolhimento das contribuições e com os documentos trabalhistas.

É de suma importância que o servidor público ao buscar o órgão para se aposentar, saiba quais são seus direitos e o que ele deve esperar da sua aposentadoria.

Podemos elencar 03 grandes vantagens de se realizar o planejamento previdenciário:

  • Aposentadoria no momento correto
  • Contribuição com o valor certo
  • Orientações para recebimento do benefício quando chegar a hora

 

Em qualquer momento pode ser realizado o planejamento previdenciário, contudo, recomenda-se o quanto antes, melhor.

 

 

 

Para que serve o planejamento previdenciário?

É um serviço de organização e de preparação que antecede à aposentadoria. Tem como foco principal a garantia que o servidor público possa se aposentar de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício.

Como a aposentadoria requer o preenchimento de uma séria de requisitos, o planejamento previdenciário busca levar ao servidor público o que a legislação exige com aquilo que ele deseja.

Buscar o planejamento previdenciário dar ao servidor público uma preparação para o futuro.

Para servidores públicos que têm o direito à aposentadoria especial o planejamento é de suma importância também. É super burocrático a comprovação de desempenho de atividades especiais, a depender do caso.

É super comum o servidor público ao solicitar sozinho sua aposentadoria ser surpreendido com questões que fugiram do seu conhecimento.

Assim, um planejamento previdenciário bem realizado facilita todo o processo e ajuda o servidor público a obter o melhor benefício, dentro daquilo que ele planeja.

 

 

 

O que consta no planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário é um cálculo que vem acompanhado de um estudo jurídico previdenciário, baseado no valor da contribuição e nas informações previdenciárias do servidor público.

No planejamento constará um estudo preliminar que trará quanto tempo uma pessoa precisa contribuir para a previdência social para sua aposentadoria, e ainda, trará uma estimativa matemática que permite visualizar os valores dessas contribuições com o objetivo de definir qual será o montante a ser recebido no futuro benefício.

Devemos atentar que os cálculos no planejamento previdenciário é uma estimativa. Não se levará em consideração algumas informações, como reajustes, inflação e possíveis mudanças das regras previdenciárias.

Tudo no planejamento previdenciário é realizado com as regras atuais. Contudo, essa utilização das regras atuais é uma excelente fonte de informação para a aproximação do valor real que a pessoa poderá receber no futuro e nos permite desenvolver uma estratégia previdenciária a longo prazo.

O planejamento previdenciário permite ao servidor público uma visualização do seu futuro em termos de aposentadoria e quais ações deverão ser tomadas para alcançar determinado objetivo.

Serve também o planejamento previdenciário para o servidor público organizar seus documentos e outras informações. Isso contribuirá em muito na antecipação de possíveis contratempos ou ausência de documentos.

 

 

 

Conclusões

A cada dia – mais e mais pessoas – a busca por planejamento previdenciário vem se tornando maior. É uma realidade que vem sendo adotada por muitos brasileiros.

A aposentadoria é algo que deve ser pensado com muta antecedência, seja qual for a idade da pessoa.

Procure um advogado que faça esse planejamento previdenciário. Aposentar-se deve ser um processo que traga conforto e segurança para o servidor público, com a garantia de que ele está recebendo o valor correto, dentro dos parâmetros legais e em atendimento aos princípios da legalidade e da equidade.

 

FALE COM UM ADVOGADO AGORA MESMO